top of page

3 vinhos italianos que você precisa conhecer

Atualizado: 24 de nov. de 2023

Para inaugurar nossos posts aqui no blog do Vero Pasta & Vino, este mês vamos abordar 3 vinhos italianos imperdíveis que estão em nossa adega.


Boa leitura!



1- Vinho Italiano Bolgheri Sabbiato Doc Sensi


Produzida nas vinhas que rodeiam o castelo de Bolgheri, situado na zona sudoeste da Toscana, a proximidade com o mar e o solo arenoso contribuem para a criação de condições climáticas ideais que exaltam a excelência desta extraordinária vinha.





Este vinho tinto seco é produzido com as uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah, é envelhecido em barris de carvalho por 12 meses, adquirindo notas de especiarias e baunilha. Seu aroma é complexo e elegante, com notas de frutas vermelhas maduras, como amora e cassis.

De cor rubi intenso, com o teor alcoólico de 14%, esse vinho combina perfeitamente com carnes vermelhas grelhadas ou assadas, pratos com molhos mais intensos, queijos curados e embutidos.

No olfato, possui notas de frutas vermelhas maduras, além de toques de baunilha, por causa do envelhecimento em barris de carvalho. No paladar, é encorpado, com taninos suaves e acidez equilibrada. No final da degustação, possui um final longo e persistente. Ideal ser servido entre 14ºC e 17ºC.


O Sabbiato Bolgheri Rosso DOC já recebeu diversas premiações, incluindo a medalha de ouro no Concurso Enologico Internazionale Vinitaly, destacando-se como um dos melhores vinhos da região. Venha experimentá-lo em nossa casa!


Sugestão de prato da nossa casa para harmonizar com este vinho:

Polpetone e Pasta Artegianale Al Burro: Nosso polpetone é produzido com um Blend de carnes bovina e suína coberto com nosso molho de tomate, acompanhado por taglioline artesanal, envolto na manteiga e finalizado com crocante de pão especial da casa.



2- Sensi Collezione Nero D'Avola DOC Sicilia

Apresenta uma cor vermelho rubi intensa, brilhante, viva, com reflexo violeta se jovem, ou marrom após o envelhecimento. O aroma é complexo, picante com notas de alcaçuz, ameixa seca, cereja, baga, morango, tabaco são algumas das sensações que poderá sentir no seu interior.



A vinícola italiana Sensi elabora vinhos super consagrados não apenas em território italiano, mas também em todo o mundo.


Agora vamos te apresentar o Sensi Collezione Nero D'Avola DOC Sicilia, um vinho da Itália, produzido na região de Trapani, na Sicília, com uvas Nero d'Avola.

É um vinho intenso, com uma cor vermelho rubi brilhante e vibrante, com reflexos violáceos. No olfato, seu aroma é complexo, com notas de violetas, especiarias, alcaçuz, cravinho, ameixa, cereja, amora, groselha preta, framboesa e couro. No paladar, é macio e fresco, com final de especiarias, frutas vermelhas e torrefação.

Com o teor alcoólico de 14%, o Nero d’Avola é um vinho estruturado e que acompanha bem assados ​​de aves e carnes brancas, mas é um acompanhamento ideal para assados, caça e queijos curados.Seu sabor único e complexo, é o que você estava procurando para acompanhar as suas refeições.

Com ele, você terá a experiência de degustar um vinho premiado, produzido na região de Trapani, na Sicília, com uvas Nero d'Avola.


Sugestão de prato da nossa casa para harmonizar com este vinho:

Autêntico arroz arbório Italiano cozinhado lentamente com nosso incrível caldo de carne preparado por 16 horas em nossa casa, salteado por alcatra flambada no conhaque, um toque especial da chef, especialmente finalizado com espuma de queijo Parmigiano Romano de 12 meses de maturação.


3- Vinho Branco Super premiado - BOSCO PAN Chardonnay IGP


Na boca este vinho expressa notas de pêra e brugnon associadas a pequenas notas de lichia, baunilha e leves notas de flores e citrinos maduros. Um vinho para momentos inesquecíveis.


Com maturação de 10 a 12 meses sobre borras em pequenas e grandes barricas de carvalho francês previamente utilizadas para fermentação, este vinho estagia mais 12 meses em garrafa antes de ser vendido.


O Bosco Pan Chardonnay tem uma linda cor amarelo dourado. Bouquet complexo e rico de frutas tropicais, baunilha, mel e notas de café. Encorpado e macio com sabores intensos de banana, abacaxi e toranja. Excelente estrutura e persistência. As notas de frutas tropicais maduras acentuam-se e desenvolvem notas herbáceas e quentes com o envelhecimento.

No paladar, tem aroma fresco, com notas de pêssego amarelo suculento, de pêra, maçã, baunilha e pequenas notas cítricas que lembram limão e tangerina.

De preferência durante toda a refeição e com esparguete com tomate fresco, mexilhões gratinados, peixe frito, filetes de atum grelhados, todas as sopas de legumes da época, queijos frescos, rústicos e pizzas salgadas.




Sugestão de prato da nossa casa para harmonizar com este vinho:

Zuppe Di Giovanni - Deliciosa sopa de tomates italianos da região de San Marzano, servida com aveludado creme de ricota, brotos e croutons.

E este foi o primeiro post do nosso blog para você! Esperamos que essa leitura tenha servido como um incentivo para viver novas experiências gastronômicas em nossa casa! Até a próxima!


E já sabe...

Italiano, É Vero!


92 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page